Cresce o setor de aquicultura no Amazonas

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) contabiliza avanço na área de aquicultura no Amazonas. O setor avançou de 3,3 toneladas, em 2003, para 10,5 toneladas, em 2010, em um aumento superior a 200%.
O número de pessoas envolvidas com o pescado, hoje, chega a 150 mil pescadores, sendo 80 mil amadores e 70 mil profissionais, o que representa 5% da população ativa do Estado. Aproximadamente 51,5 mil deles recebem o salário-defeso, o que injeta R$ 105 milhões na economia da região. Na produção, o tambaqui, por exemplo, representou 80% do total destinado somente para o consumo no Amazonas. O pirarucu, proveniente de áreas manejadas, alcançou 891 toneladas. Em relação à pesca de peixe ornamental, houve produção de 25 milhões de unidades, o que contribuiu com 80% do total exportado pelo Brasil.
Além disso, a pesca esportiva movimenta 12 mil turistas/ano, somente no Amazonas.

Para o secretário Geraldo Bernardino, mesmo com todos esses números expressivos, é necessário investimento em toda a cadeia produtiva (desde a produção do insumo até o consumidor final) e, também, na produção do conhecimento, para que se possam difundir técnicas e tecnologias em aquicultura para as espécies nativas da Amazônia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças que mais afetam os peixes na piscicultura

Quelonicultura

Espécies mais cultivadas na aquicultura no Brasil